top of page

Engajamento tem tudo a ver com senso de pertencimento. Você tem olhado para isso?

Antigamente, as empresas olhavam apenas para números, se os resultados estavam bons, ótimo. Caso não, começavam a olhar para a produção, o que poderia ser otimizado, o que a concorrência estava fazendo, como otimizar processos, o que fazer pra vender mais.

Claro que resultados continuam sendo importantes e sempre vão ser. A diferença é que hoje em dia as lideranças já entenderam que o sucesso de uma organização está diretamente relacionado às pessoas.


Times engajados são 17% mais produtivos*, ou seja, engajamento e produtividade estão diretamente relacionados.


Com essa informação, você deve estar se perguntando: mas como faço para ter pessoas engajadas na minha organização?


Quando as pessoas percebem que são ouvidas, que trabalham em um lugar psicologicamente seguro, que o trabalho contribui para o desenvolvimento delas, que o clima organizacional é bom e que a cultura e os valores da empresa estão alinhados com os delas, elas sentem que “fazem parte” daquele lugar. É o que chamamos de senso de pertencimento.

É verdade que os motivadores das pessoas são diferentes. O mais importante para mim pode não ser o mais importante para quem trabalha comigo, mas o conjunto de ações faz a diferença.


E a minha sugestão é que ao revisitar as práticas da sua empresa, você olhe também para o seu papel como líder. Um exercício de autorreflexão mesmo. Se pergunte: as pessoas da minha equipe se inspiram em mim? Elas sabem que podem contar comigo? Estou dando autonomia ou fazendo micro gestão?


Ter uma liderança de confiança, que inspira e desenvolve é fundamental, para o bem-estar das pessoas e também da organização.


No nosso encontro do dia 30 de março, no GeDuc 2023, falaremos mais sobre como colocar tudo isso em prática.


*De acordo com pesquisa realizada pela Gallup


Juliana Nascimento, Diretora de Desenvolvimento e Carreira no Grupo Cia. de Talentos, estará no XV Fórum de Gestão de Pessoas participando do “Painel: O que inspira, engaja e compromete as pessoas na realidade atual?”. O evento acontecerá no GEduc 2023 dos dias 29 a 31 de março no Centro de Convenções Rebouças.




64 visualizações0 comentário

留言


bottom of page