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PNGE 2023

Durante a edição de 2023 do GEduc, foi realizada a entrega dos prêmios do PNGE, que contou com a presença de ilustres instituições de ensino. Confira a seguir um pouco mais sobre os ganhadores do ensino superior e seus respectivos trabalhos na modalidade “Gestão Administrativa”.


Confira o case da Fundação Santo André (FSA), ganhador máximo da categoria.



1. PRÁTICA EFICAZ DE GESTÃO EDUCACIONAL

1.1. Histórico da Prática Eficaz

A Fundação Santo André (FSA), é instituição pública municipal de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, instituída em 1962 e completa em 2022 60 anos. Tem em sua gestão um Presidente e um Vice-Presidente, nomeados pelo Prefeito Municipal de Santo André, que ocupam respectivamente os cargos de Reitor e Vice-Reitor do Centro Universitário Fundação Santo André, cujos mandatos coincidem com os mandatos na gestão da Fundação Santo André. O Reitor conta em sua equipe com três Pró-Reitores: Pró-Reitoria de Graduação; Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Pró-Reitoria de Administração e Planejamento. A IES conta com um Conselho Diretor (Mantenedora) e um Conselho Universitário (Mantida), ambos constituídos por representantes da comunidade interna da Fundação Santo André (docentes, funcionários técnico-administrativos e estudantes), e de entidades de classe e da comunidade. A IES conta com cerca de 3.000 alunos na Graduação em cerca de 20 cursos em diversas áreas do conhecimento A instituição vinha operando no vermelho, fruto de gestões anteriores que não atentaram para as mudanças competitivas de mercado e para a sustentabilidade financeira dos cursos, mas vem promovendo, desde a gestão 2018-2022 e agora com a recondução da mesma equipe gestora para o período 2022-2026, uma profunda transformação em sua gestão administrativa e acadêmica o que trouxe o resultado para o azul novamente e estancou a crise que a IES vivenciou em gestões anteriores. Este relatório apresenta um breve relato das práticas administrativas e acadêmicas implantadas na IES e seus reflexos na comunidade acadêmica. 1.2. Objetivos da Prática Eficaz. Promover a reorientação pedagógica e administrativa visando a sustentabilidade institucional. 1.3. Público Alvo Atingido – fornecedores, funcionários, docentes, estudantes e comunidade em geral. 1.4. Descrição das Atividades Implantadas. Ações administrativas: 1. Implantação da transformação digital no atendimento ao cliente e experiência do usuário: a IES mapeou seus processos internos, principalmente no tocante ao atendimento ao estudante e implantou uma secretaria acadêmica digital, um setor de captação de alunos e diploma digital. Ampliou seus canais de atendimento para que a jornada do estudante seja a mais digital possível, implantou sistema de CRM, régua de relacionamento, sistema de requerimento online e chat bot 24hx7 dias da semana. Reduziu assim a fila dos atendimentos que antes era quilométrica e as demandas não atendidas ou atendidas com prazos muito longos e assim aumentou a satisfação do estudante. 2. Implantação de sistema de portal de vagas, atividades complementares e repositório eletrônico. Ampliou assim as possibilidades de empregabilidade do estudante, de gestão das atividades complementares e de divulgação dos TCCs e trabalhos de pesquisa desenvolvidos nos programas de Iniciação e Extensão. 3. Desenvolvimento de programa de Bolsa próprio atrelado à adimplência, reduzindo fortemente os níveis de inadimplência e trabalhando com a ideia “ninguém almoça em restaurante vazio”, ou seja, pelo programa de bolsas diminuiu a mensalidade e ampliou a elasticidade da demanda dos cursos. Ações acadêmicas: 1. Implantação de um Core Curriculum: Em 2020, todas as matrizes curriculares dos cursos do Centro Universitário Fundação Santo André foram revistas para a inclusão de disciplinas institucionais e transversais, oferecidas de forma EaD, totalizando 320h/a, de um Core Curriculum Institucional voltado a trabalhar interdisciplinaridade, soft skills e competências requeridas no mundo do trabalho baseado nos relatórios de demandas de competências do Fórum Econômico Mundial. Assim, esse Core Curriculum aplicado à estudantes desde Direito, Ciências Biológicas, Tecnologias, Engenharias e Psicologia busca desenvolver competências e trazer o contato ao estudante de temáticas exigidas pela regulamentação do MEC e ampliar a visão de necessidades do mercado de trabalho. CORE CURRICULUM- Conjunto de disciplinas institucionais: Educação em Direitos Humanos e Educação das Relações Étnico-Raciais Educação Ambiental Responsabilidade Social, Ética, Ciência e Sociedade Metodologia da Pesquisa Científica Gestão de Projetos e Análise de Viabilidade História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena Empreendedorismo, Inovação e Economia Criativa Pensamento Crítico e Análise de Dados Relacionamento Profissional e Sucesso do Cliente Problemas, Resolução de Conflitos e Técnicas de Negociação Obteve assim um ganho acadêmico quanto a exigência regulatória dos cursos como um ganho financeiro visto que as disciplinas EAD são desenvolvidas em um dia da semana (diminuindo o uso da infraestrutura e integram estudantes de diversos cursos). 2. Fortalecimento da marca pela Internacionalização, Curricularização da Extensão e Empregabilidade Internacionalização: O Centro Universitário Fundação Santo André possui convênio de mobilidade acadêmica virtual com o Emovies que congrega IES de diversos países. Por meio deste convênio, estudantes cursam virtualmente disciplinas em instituições de outros países e tem créditos juntos a atividades complementares da matriz curricular, ou seja, agregam valor ao seu currículo, desenvolvem políticas de internacionalização à baixo custo principalmente considerando que o estudante da IES é predominante da classe B e C. Curricularização da Extensão: todos os cursos do Centro Universitário Fundação Santo André atendem aos 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social. As atividades de extensão são organizadas nas ACEXs – Atividades Curriculares de Extensão, disciplinas inseridas na matriz curricular dos cursos e que promove a orientação e supervisão das atividades de extensão. A definição das atividades é atrelada as ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e vinculadas à macro diretrizes dos NDEs – Núcleos Docentes Estruturantes de cada curso de Graduação. Assim, garante-se a vinculação ao desenvolvimento de Conhecimentos, Habilidades e Competências atreladas ao curso de graduação. As atividades de extensão são divulgadas junto à comunidade pelo SAPEX – Simpósio de Atividades de Pesquisa e Extensão onde ainda são gerados os anais do evento e as evidências necessárias aos processos regulatórios. Tal ação trouxe além do atendimento regulatório, uma maior visibilidade institucional junto à comunidade acadêmica, além do ganho administrativo pois permite a integração vertical dos currículos juntando numa mesma turma de extensão alunos de diferentes cursos e séries promovendo sua integração e diferentes olhares sobre uma questão (ver relatório anexo). Empregabilidade: segundo a gestão da IES, o mantra é empregabilidade do estudante. A gestão visa promover experiências educacionais e integrar a mentalidade empreendedora nos estudantes, assim promove duas vezes ao longo do ano a chamada “Semana de Talentos”, uma semana inteira voltada a trabalhar a empregabilidade com oficinas de como fazer seu currículo, fazer seu Linkedin, participar de uma entrevista, abrir sua empresa, fazer pitch, investir no mercado financeiro e muito mais. Aliado a isso a IES implantou programa de mentoria de carreira com orientação aos calouros, programa de inglês gratuito, programas de nivelamento e apoio psicológico dado pela Clínica Escola de Psicologia e incentivou a criação de novos núcleos estudantis como Núcleo de Prática Júridica, Empresa Junior, Agência Junior de Publicidade e Núcleo de Apoio Fiscal onde estudantes colocam em prática atendimento em projetos com a comunidade. Ainda neste campo, recentemente implantou o programa de mérito acadêmico que emite um certificado de reconhecimento destaque para o melhor aluno da turma em cada semestre e o programa de certificação de competências onde ao longo do curso, à cada aprovação no semestre letivo, o estudante recebe um micro-certificado com as competências adquiridas e assim pode promover a divulgação em seu currículo. É mais uma forma de promover a empregabilidade e a divulgação da marca institucional. Essas estratégias segundo a Reitoria tem dado resultado e o NPS da IES tem crescido, ou seja, o número de alunos detratores que no início da gestão era gigantesco, tem diminuído ano a ano e hoje o número de promotores tem aumentado. Ao mesmo tempo, a empregabilidade tem aumentado e atinge a casa dos 85%. 3. Fortalecimento para o ENADE: a IES tem tido ganhos reconhecidos em seus processos acadêmicos, a organização dos processos e políticas institucionais no âmbito dos cursos, a capacitação das coordenações de curso e os treinamentos dados aos docentes na Semana de Inovação Acadêmica (que trabalha com os docentes capacitações em metodologias ativas, acolhimento emocional do estudante, design thinking dentre ouras temáticas) tem surtido efeito, mas um ponto ainda carece de maior cuidado, o ENADE. Para isso a IES implantou um programa de Prova Integrada que busca avaliar a compreensão, o rendimento e o resultado dos discentes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, competências e habilidades adquiridas em sua formação e tem caráter obrigatório. Realizada no formato eletrônico busca aplicar aos estudantes, questões estilo ENADE familiarizando-os com o tipo de questão e a forma de pensar criticamente pensada em exames deste tipo. É um trabalho inicial, mas que tende a trazer melhores frutos a médio e longo prazo, afinal não existe receita mágica neste caso, ENADE é um processo. 4. Comunicação e escuta do estudante: a CPA – Comissão Própria de Avaliação utiliza a metodologia NPS – Net Promoter Score para avaliação dos indicadores institucionais, ao mesmo tempo, os estudantes tem por meio de seus representantes contato direto com o Whatsapp das coordenações e até da PróReitoria de Graduação e da Reitoria. Segundo relato, as reuniões de grupos de estudantes com a Reitoria é frequente para ouvir sugestões, críticas e propostas de melhoria. São as pequenas escutas que vão fazendo acontecer e depois a comunidade acadêmica elege as ações e promove o ranking das ações implantadas com maior repercussão. 4. Flexibilidade Curricular, Contato com Conhecimento Recente e Elementos Inovadores no âmbito da estrutura do curso A FSA como é carinhosamente chamada pelos estudantes de forma inovadora, a partir de 2023, traz em sua estrutura curricular o conceito da disciplina optativa obrigatória (a partir do 5º semestre) onde o estudante tem a possibilidade de direcionar parte de sua formação para seus interesses na disciplina: Temas Emergentes e Inovadores (TEI) que vai além da possibilidade de flexibilização da matriz curricular e busca promover a convivência de alunos de diferentes cursos e de diferentes séries. Na disciplina Temas Emergentes e Inovadores (TEI) cada NDE de curso de Graduação do Centro Universitário oferta um conjunto de possibilidades de formação que são ofertados aos estudantes de todos os cursos. A escolha das temáticas a serem ofertadas é renovada anualmente assim promove-se o contato do egresso com conhecimento recente e inovador. O estudante avança assim para além do currículo, escolhendo experiências de aprendizagem que possibilitam a construção de um percurso alinhado com seus interesses valorizando-se seu autoconhecimento e a autonomia.



 

O segundo ganhador, na categoria prata, foi o Instituto Presbiteriano Mackenzie, confira o case completo



1. PRÁTICA EFICAZ DE GESTÃO EDUCACIONAL


1.1. Histórico da Prática Eficaz : A plataforma de conteúdo Mackplay é uma prática criada pelo Instituto presbiteriano Mackenzie, marca mantenedora do Sistema Mackenzie de Ensino, que contempla Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdades, colégios e hospitais presentes em diversos Estados do Brasil. O Mackplay é uma plataforma hospedada no YouTube https://www.youtube.com/@MackPlayoficial e https://www.youtube.com/c/MackPlayKids (esse com conteúdo exclusivo para crianças.) e iniciou a sua programação em maio/2022. Nesse período, atingimos os seguintes indicadores: Mackplay no Youtube: 680.000 visualizações 42.000 horas de exibição 1.950 inscritos Mackplay Kids no Youtube 638.000 visualizações 18.000 horas de exibição 560 inscritos Indicadores de Redes Sociais Instagram - 2.850 seguidores (https://www.instagram.com/mackplayoficial/) Instagram Kids - 288 seguidores (https://www.instagram.com/mackplaykids/) Tiktok - 166 seguidores (https://www.tiktok.com/@mackplayoficial/) 1.1. Histórico da Prática Eficaz –: A plataforma de conteúdos audiovisuais originais Mackplay é uma prática criada pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, marca mantenedora do Sistema Mackenzie de Ensino, que contempla: Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdades, colégios e hospitais presentes em diversos Estados do Brasil. O Mackplay é uma plataforma hospedada no YouTube https://www.youtube.com/@MackPlayoficial e https://www.youtube.com/c/MackPlayKids (esse com conteúdo exclusivo para crianças.) e no site próprio: www.mackplay.tv . Iniciamos nossa programação em junho/2022. Nesse período, atingimos os seguintes indicadores: Mackplay no Youtube: 672.000 visualizações 41.700 horas de exibição 1.950 inscritos Mackplay Kids no Youtube 597.000 visualizações 17.800 horas de exibição 560 inscritos Indicadores de Redes Sociais Instagram - 2.850 seguidores Instagram Kids - 288 seguidores Tiktok - 166 seguidores 1.3. Público Alvo Atingido – Todo o conteúdo produzido pelo Mackplay, propõe-se a ser disponibilizado gratuitamente, acessível a todo aquele que acessar os canais oficiais. Em seis meses de operação, conseguimos depreender que o público médio atingido transita, em sua maioria na faixa etária de 18 a 54 anos. O conteúdo é construído em parceria com professores e alunos das Instituições pertencentes ao Mackenzie, com foco em levar o conteúdo produzido para todos que querem ter acesso a ele.




Por último e não menos importante, o vencedor bronze, da categoria “Gestão Administrativa”, o Centro Universitário La Salle.


1 PRÁTICA EFICAZ DE GESTÃO EDUCACIONAL 1.1 Histórico A Faculdade de Lucas do Rio Verde foi credenciada pela Portaria Ministerial no. 2.653 de 07/12/01 (D.O.U. de 10/12/01). Em 2007, ocorreu o processo de incorporação e integração da Faculdade à Sociedade Porvir Cientifico - Rede La Salle, confirmado em 01/01/2008, passando a ser denominada Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde. Através da Portaria Ministerial nº 217, de 06/02/2020 (D.O.U de 10/02/2020), tornou-se Centro Universitário La Salle Lucas do Rio Verde – UNILASALLE/Lucas. O que tem norteado nossa missão desde que assumida pela Sociedade Porvir Científico, e dando continuidade ao propósito de sua criação por um grupo de empresários da cidade, é a formação integral do ser humano, guiado por um dinamismo crescente que redunda na formação de sujeitos que deverão ser agentes transformadores da realidade social, dotados de virtudes morais, de conhecimentos, competências e habilidades, e de potencialidades para julgar e agir com discernimento. Esse compromisso com a educação plena do homem e a facilitação do acesso à educação fazem parte da missão da Mantenedora e de todas as unidades por ela mantidas. Inserida no contexto socioeconômico da mesorregião do Nordeste MatoGrossense, o Unilasalle/Lucas já é considerado uma Instituição de referência em Mato Grosso, firmada na missão de “Promover o desenvolvimento integral da pessoa humana através do ensino, da pesquisa e da extensão, comprometida com a transformação da sociedade local e regional”. A instituição conta com cerca de 75 colaboradores do corpo técnico - administrativo e aproximadamente 50 professores universitários, incluindo as coordenações de cursos, assessores pedagógicos e coordenadores de núcleos. Em virtude da pandemia da Covid-19, o isolamento e posterior distanciamento social geraram mudanças drásticas nas relações interpessoais nas equipes de trabalho. Desta maneira, para mitigar o afastamento físico pensou-se em um programa inicialmente a ser realizado de agosto a dezembro de 2020 para sensibilizar a acolhida, o carisma e a atenção com a saúde dos colaboradores do Unilasalle/Lucas. O projeto incluiu a propositura de uma ação mensal - motivacional e divertida - que gerasse o sentimento de pertença e presença lassalista, devidamente alinhados com os propósitos institucionais e valorização do trabalho individual e das equipes. A primeira ação proposta foi a de zelo com a saúde emocional e mental e cuidados redobrados para evitar a contaminação dos colaboradores pela Covid-19. Em sequência, no mês de setembro a ação de saúde emocional foi reforçada com palestras e orientações de profissionais de psicologia. A boa acolhida dos colaboradores com o projeto, e o respeito às normas de biossegurança motivaram a continuidade do projeto ao longo de 2021, pensando nas datas comemorativas de profissionais e o lançamento da campanha de comemoração aos 20 anos da instituição de ensino superior em Lucas do Rio VerdeMT. Várias ações integradas com a equipe do setor de Recursos Humanos e Pastoral Universitária, motivaram e continuaram gerando percepções de felicidade, bem-estar e reconhecimento no ambiente corporativo. As ações em 2022, também foram implementadas com a geração de senso colaborativo, já que em virtude de uma certa normalidade o uso de máscaras deixou de ser obrigatório. Em um vídeo produzido pela equipe da ACM - Assessoria de Comunicação e Marketing, os colaboradores comemoraram e manifestaram sua alegria em deixar o uso das máscaras, e ainda, o atingimento de um compromisso coletivo de valorização da vida de cada um e de todos. Como continuidade das ações, e relacionamento ao tema da Pastoral Universitária 2023 - DNA lassalista, observa-se a necessidade de trabalhar temas correlacionados a identidade institucional, pertença e carisma. 1.2. Objetivos da Prática Eficaz Objetivo Geral: Criar e estimular o sentimento de pertença entre os colaboradores e professores da instituição. Objetivos Específicos: Criar uma rotina motivacional pela conclusão de ciclos mensais. Trabalhar temáticas específicas e referenciadas de cunho social. Valorizar a compreensão e vivência da missão institucional. Aumentar o engajamento pessoal e de equipes. 1.3Público alvo atingido Colaboradores da área técnica e administrativa. Professores universitários. 1.3 Descrição das atividades implantadas Período 2020/2022: As ações foram realizadas a partir de outubro de 2020, em um momento pandêmico de distanciamento físico e sinalização de desgaste emocional gerado pelas incertezas de um cenário de incertezas, medo e perdas. Em cada mês houve uma ação realizada, seguem algumas das iniciativas realizadas. Outubro/2020 – ação de conscientização quanto a saúde da mulher no mês de enfrentamento ao câncer de mama - Outubro Rosa. Ações: iluminação do prédio principal com a cor temática, cartão orientativo e reforço nas redes sociais. Novembro/2020 – ação de conscientização quanto a saúde do homem no mês de enfrentamento ao câncer de próstata - Novembro Azul. Ações: iluminação do prédio principal com a cor temática, cartão orientativo e reforço nas redes sociais. Dezembro/2020 – a luz da esperança. Ações: rodadas de conversa com psicólogos e apoio emocional para o enfrentamento socioemocional gerado pela pandemia. Janeiro/2021 – Você faz parte do milagre! Ações: Apoio da Pastoral Universitária com a realização de momentos formativos e de socialização, para que a conexão das equipes continue, mesmo com o distanciamento. Março/2021 – retorno letivo. Ações: iluminação do prédio principal com a cor temática, panfleto orientativo, rodada de conversa com psicólogos e reforço nas redes sociais. Abril/2021 – ação de conscientização quanto à vacinação contra a Covid-19. Ações: iluminação do prédio principal com a cor temática, panfleto orientativo, rodada de conversa com psicólogos e reforço nas redes sociais. Acesso a campanha: CLIQUE AQUI! Julho/2021 – ação de diamantes da educação: objetivo de valorizar a preciosidade individual e enaltecer a força do coletivo seja no trabalho administrativo ou como docente. Entrega de um cartão com um chocolate tipo diamante negro e produção de vídeo com foto de todos os professores. Esta última ação, foi veiculada no evento Jornada Pedagógica - preparação para início do semestre letivo. Setembro/2021 – Valorize a vida! Ações: cartão com pirulito para reflexão sobre a valorização da vida e das relações interpessoais. Dezembro/2021 – carregamento de amor. Ações: brinde institucional de final de ano - mochila tecnológica - entrega para todos os colaboradores com frase motivacional de preencher de boas ações e iniciativas transformadoras. Maio/2022 – UNIFEST Ações: Festa realizada para comemorar os 20 anos da instituição, com participação ativa dos colaboradores e alunos de cursos de graduação e comunidade externa, com estimativa de seis mil pessoas. Evento totalmente gratuito com programação recreativa e musical. Agosto/2022 – Vista a camisa! Ação: entrega do novo uniforme institucional para todos os colaboradores de técnico-administrativo e coordenadores de cursos de graduação e de núcleo e áreas pedagógicas. Desenvolver o sentimento de pertença e unidade, além de padronizar a vestimenta no ambiente institucional. Novembro/2022 – Pensando em rede até 2030 Ações: Divulgação interna da nova missão, visão, propósitos e princípios da instituição e trabalho colaborativo enquanto Rede La Salle no Brasil para massificar o trabalho voltado para a sustentabilidade, empreendedorismo e internacionalização. Dezembro/2022 – PROGRAMADO: lançamento da campanha da Pastoral Universitária 2023 - TEMA: DNA Lassalista. Ações: Dinâmica entre setores e equipes para valorizar as habilidades e múltiplas competências do time administrativo e a relação com a missão institucional e o carisma lassalista.


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